Considere este livro, A Mala da Alma, como sendo uma “Mala de Primeiros Socorros Especiais”, cujo o objetivo é ajudar os jovens a superar, transformar e libertar toda a carga emocional que o processo da perda e do luto lhes incutiu.
Quer sejam mais novos ou mais crescidos, estejam sozinhos ou acompanhados na leitura e na criação, com os personagens Alma, Dor e Tempo irão percorrer as várias emoções e aprender, trabalhando com as mãos e de forma criativa, como abordar e acolher as inúmeras emoções que possam estar a viver durante este período de dor.
Nas palavras da psicóloga Sara Albuquerque:
É importante, antes de mais, compreendermos que há muitas perdas além da morte física de alguém querido. Podemos ter a perda de uma amizade, de um namoro, o divórcio dos pais, a perda de saúde – seja a nossa ou de alguém próximo –, ou a perda de segurança e estabilidade decorrente de mudanças drásticas na nossa vida. Reconhecer esta diversidade de perdas é fundamental para compreendermos a complexidade do luto.
Cada um desses desafios é como uma peça do quebra-cabeças, que ajuda a reconstruir e a compreender os sentimentos após uma perda significativa e expressar emoções, através de atividades criativas, pode ser muito poderoso. O barro, as cores, as texturas, tornam-se quase uma extensão do que está dentro de nós.
(…)
Que com este livro possa haver cada vez mais crianças que vivam os seus lutos com a verdade, carinho, afeto e segurança a que têm direito! E cada vez mais fortes! Sendo que ser forte não é suprimir memórias e emoções e com elas apagar tudo o que nos ensinaram, mas sim permitirmo-nos a sentir e a descobrir cada vez mais partes de nós mesmos e do que precisamos!
Preparados para esta viagem emocional e criativa?
