Atravessando a Porta do Pacífico

Roteiros e Relatos da Travessia do Estreito de Magalhães | 1520-1620

ISBN: 978-989-54823-3-7
Tema:

29,50  26,55 

Descrição

Atravessando a Porta do Pacífico é uma edição da By the Book para a Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães | 2019-2022 (EMCFM), onde se apresentam os principais roteiros e relatos da travessia do Estreito de Magalhães, realizados no primeiro século da sua exploração, isto é, desde 1520, data da primeira travessia pela expedição comandada por Fernão de Magalhães, até 1620.

Alguns destes roteiros e documentos nunca foram publicados em Portugal, bem como algumas notícias de possíveis expedições ao Estreito realizadas por portugueses, que são praticamente desconhecidas até este momento.

O critério de selecção desta compilação foi o seu conteúdo técnico, pois o objectivo desta publicação é expôr documentos que possam informar o leitor acerca dos aspectos técnicos, geográficos, meteorológicos, náuticos ou científicos com que se debateram os primeiros navegadores que atravessaram o Estreito.

Os autores também seleccionaram um conjunto de dezasséis cartas e mapas cartográficos, que representam o Estreito de Magalhães no primeiro século de explorações, entre 1520 e 1620.

Sobre a publicação, José Marques, Presidente da EMCFM, afirma no seu prefácio que

(…) o seu conteúdo assente na inegável erudição dos textos originais, associado a uma bibliografia, cronologia e seleção de textos de rara excelência, tornam-no num livro único sobre a história do Estreito de Magalhães

e que, recordando os objectivos inerentes à EMCFM, apoiar a sua publicação concorre

(…) para o enriquecimento do acervo bibliográfico relativo à primeira viagem de circum-navegação e ao legado do navegador português Fernão de Magalhães.

Nas palavras dos autores,

(…) atravessar o Estreito foi de início uma das mais temidas e mais perigosas façanhas da marinharia do século XVI e com essa travessia resolviam-se décadas de discussão sobre a geografia do novo continente americano e abria-se a porta para o Pacífico e a navegação em outros mares.

A erudição do estudo original, a magnífica colecção das transcrições e a beleza da cartografia fazem desta obra uma referência inigualável.
Por isso, a cada uma destas secções atribuiu-se um papel diferente, de forma a poder salientar a sua importância.

Informação adicional

Capa

Dimensões

Idioma

Páginas