Travessia Aérea do Atlântico Sul

100 anos

ISBN: 978-989-53493-0-2

35,00 

Descrição

A Travessia Aérea do Atlântico Sul – 100 anos é uma edição comemorativa com o intuito de preservar a memória e divulgar internacionalmente aquele que foi o mais notável feito aeronáutico português. Este livro surge por iniciativa da Comissão Aeronaval para a Comemoração do Centenário da Travessia Aérea, uma comissão conjunta da Marinha Portuguesa e Força Aérea, criada para organizar as comemorações do Centenário da Travessia.
Reuniram-se neste livro historiadores e investigadores ligados à Marinha e Força Aérea que, num estilo coloquial, abrangente e factual, revisitaram as facetas mais relevantes desta viagem aérea, incluindo breves biografias dos seus protagonistas. Destaca-se aqui a biografia de Sacadura Cabral, uma transcrição de um texto inédito da autoria de Gago Coutinho, escrito pouco depois do desaparecimento do seu amigo. Não menos relevante é também o prefácio do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que no seu estilo característico, descreve de forma brilhante a relevância que esta viagem tem para Portugal e para os Portugueses:
(…) é como que um pórtico da celebração dos 100 anos da travessia do Atlântico Sul dos nossos heróis, Sacadura Cabral e Gago Coutinho, evoca alguns traços, que penso significativos, dentro da nossa singeleza observação. O primeiro traço é o da memória: povos sem memória, nações sem memória, são povos, já alguém o disse, destinados a não poderem construir o seu futuro. A memória é crucial para aprender com o passado, a viver o presente e a projetar esse futuro.
Esta obra bilingue é profusamente ilustrada com fotografias e ilustrações da época, obtidas em arquivos nacionais e estrangeiros, na sua maioria publicadas pela primeira vez.

Informação adicional

Capa

Dimensões

280 x 215mm

Idioma

Páginas

240