Descrição
Que valor tem a nossa literatura de ficção enquanto celeiro imaterial da memória de Minho, Douro e Trás-os-Montes? Que imagens desse património nos legaram os escritores nos seus romances, contos e novelas? Podem as suas páginas acender a consciência ecológica, geográfica e climática nos leitores de hoje?
Este é o mote com que as investigadoras Ana Cristina Carvalho (Universidade Nova de Lisboa), Isabel Fernandes Alves (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e Ana Luísa Luz (Universidade Nova de Lisboa) desafiaram quinze investigadores.
Numa cooperação consagrada à região norte de Portugal, firmada na análise de 35 obras de ficção de 17 escritores da Literatura Portuguesa nasce esta obra sobre o Território Norte, geográfico e poético, unido a sul pelo fio do Douro, entre as escarpas da fronteira e a calmaria da foz. Dos Cancioneiros Populares aos títulos do século XXI (…).
Autores:
Isabel Fernandes Alves
Ana Cristina Carvalho
Natália Constâncio
Irene Fialho
António Cândido Franco
Ana Lavrador-Silva
Jorge Costa Lopes
Margarida Lopes-Fernandes
Ana Luísa Luz
Assunção Anes Morais
Ana Ribeiro
Lídia Machado dos Santos
José Manuel Teixeira da Silva
Elisa Gomes da Torre
Fernanda Monteiro Vicente
Este livro faz parte da série Literatura & Ambiente. Inédita no panorama editorial português, foi pensada sob o signo da Ecologia Humana e da Ecocrítica: os seus estudos e reflexões valorizam em especial as imagens literárias da paisagem humanizada e da interdependência histórica entre o ser humano e os recursos naturais, incluindo o Clima. Dentro deste eixo temático cruzam-se as Ciências da Terra, as Ciências Sociais e Humanas e a Arte Literária. Os cinco volumes propõem-se à academia, mas vivem também da sua aptidão para cativar um público mais amplo, interessado e curioso.
Veja o volume seguinte: Ribatejo e Estremadura.