Ribatejo e Estremadura

Imagens do ambiente natural e humano na literatura de ficção

ISBN: 978-989-35891-2-0
Tema:

17,00 

Descrição

Ribatejo e Estremadura. Territórios que o eixo natural e paisagístico do rio Tejo simultaneamente une e separa, são um fértil exemplo do dom inspirador de algumas regiões para nutrir o imaginário dos escritores.

No «poente alaranjado» da «pluriforme» Estremadura, nas terras da Borda d’Água e charnecas desse Ribatejo que é fronteira «entre a civilização da pedra» do Norte e «a civilização do barro» do Sul, no alcance das marés, nos episódios cíclicos de cheias encontraram muitos autores da Língua Portuguesa motivo e cenário da sua escrita memorialística, ensaística, mas sobretudo ficcional.

As investigadoras Ana Cristina Carvalho, Natália Constâncio, Maria da Graça Saraiva e Ana Lavrador-Silva reuniram um leque de investigadores que analisaram 34 obras, na sua maioria de ficção, de 18 escritores da Literatura Portuguesa.

Autores:

João Manuel Bernardo
Ana Cristina Carvalho
Natália Constâncio
Alexandre Magno Flores
Ana Lavrador-Silva
António Apolinário Lourenço
Ada Milani
Miguel Real
Annabela Rita
Maria da Graça Saraiva
João Monteiro Serrano
Vítor Pena Viçoso

Este livro faz parte da série Literatura & Ambiente. Inédita no panorama editorial português, foi pensada sob o signo da Ecologia Humana e da Ecocrítica: os seus estudos e reflexões valorizam em especial as imagens literárias da paisagem humanizada e da interdependência histórica entre o ser humano e os recursos naturais, incluindo o Clima. Dentro deste eixo temático cruzam-se as Ciências da Terra, as Ciências Sociais e Humanas e a Arte Literária. Os cinco volumes propõem-se à academia, mas vivem também da sua aptidão para cativar um público mais amplo, interessado e curioso.

Veja o volume anterior: Minho, Douro e Trás-os-Montes.

Informação adicional

Capa

Dimensões

160 x 230mm

Idioma

Páginas

266

Livros do mesmo Autor...